Informações da página

Você está em: Página Inicial > A Instituição > Histórico

Início do conteúdo

IFRS - Campus Erechim

A história do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) inicia no ano de 2006, quando, através de ato do Ministério da Educação, foi implantada a Escola Técnica Federal do Alto Uruguai. No ano seguinte, a instituição recebeu da Prefeitura Municipal o terreno e os prédios localizados na Rua Domingos Zanella, nº 104, no Bairro Três Vendas.

Em 30 de dezembro de 2008, foi sancionada a Lei 11.892, que criou os Institutos Federais, passando a instituição à condição de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Em abril de 2009, foi realizado concurso público visando à nomeação de professores e técnico-administrativos. O Campus Erechim iniciou efetivamente suas atividades em novembro de 2009, tendo seu funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 126, de 29 de janeiro de 2010.

Cursos

Inicialmente foram ofertados quatro cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: Agroindústria, Mecânica, Vendas e Vestuário. No ano de 2011, foram implantados os cursos superiores de Engenharia Mecânica e Tecnologia em Marketing e o curso Técnico em Alimentos. No início do ano de 2013, passaram a ser ofertados os cursos técnicos em Finanças e Logística e o curso superior de Tecnologia em Design de Moda. Em 2015, foram lançados dois novos cursos: Técnico em Modelagem do Vestuário e Bacharelado em Engenharia de Alimentos. Já em 2016, o Campus Erechim passou a ofertar dois cursos na modalidade concomitante ao Ensino Médio: o curso Técnico em Informática e o Técnico em Produção de Moda.

Ingresso

O processo seletivo de ingresso de estudantes ocorre duas vezes ao ano. O número total de alunos passou de 188, em 2009, para cerca de 1.100 (dados do segundo semestre de 2016). Um crescimento que demonstra o quanto a comunidade confia na competência e na qualidade do ensino proposto pelo Campus de Erechim do Instituto Federal. A previsão é de que esse número só aumente com a oferta de novos cursos e com a ampliação do espaço físico.

Além dos cursos de formação técnica e superior, o Instituto também oferta, sazonalmente, cursos de extensão voltados à comunidade interna e externa, como Costura Industrial, Artesanato, Informática para a Terceira Idade, projetos e programas como CEJA, Pronatec, Mulheres Mil e demais cursos de extensão. O Campus Erechim também atua em linhas de pesquisas com bolsas de fomento externo aprovadas pelo CNPQ e FAPERGS, além de oferecer bolsas de fomento interno através de iniciação científica ou tecnológica e auxílio à pesquisa. Conta atualmente com 49 técnicos administrativos e 53 docentes efetivos (dados do segundo semestre de 2016).

Até o segundo semestre de 2016, 576 profissionais técnicos já se formaram nos cursos do Campus Erechim e 106 profissionais graduados nos cursos superiores (dados do segundo semestre de 2016), nas áreas em que o município, sendo um polo da produção têxtil e metal-mecânica, mais necessita de profissionais capacitados.

Estudantes formados pelo Campus Erechim são hoje profissionais bem-sucedidos, têm consciência da importância de um centro de formação educacional gratuito e de qualidade como o IFRS no município. O objetivo da instituição é promover a qualificação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com ênfase no desenvolvimento local, regional e nacional.

Obras

No dia 6 de março de 2012, ocorreu o lançamento oficial da obra de ampliação do Campus Erechim. As obras do Bloco III contemplaram a instituição com 12 novas salas de aula, laboratórios e usinas da área de Alimentos, salas para professores, técnicos, coordenações de curso, entre outros. A área total é de 3.754 m², e a inauguração ocorreu em 9 de abril de 2015.

Em abril de 2012 também iniciaram as obras do Bloco II, prédio que abriga a Biblioteca e salas de aula. A obra possui uma área total de 1.248 m² e foi inaugurada em 27 de junho de 2014. Também em 2012, no mês de julho, iniciaram-se as negociações para a compra do imóvel de propriedade do Instituto Irmãs Missionárias de Nossa Senhora da Consolata, antigo Dom e Escola L'Hermitage, que foi adquirido pelo Instituto Federal. O imóvel conta com uma área construída de 2.024 m² e área total de 13.887 m², lindeiro ao Campus Erechim. A edificação possui 10 salas de aula, 1 auditório, salas administrativas, salas de professores, cantina, quadra de esportes, campo de futebol, entre outras áreas, que podem ser utilizadas por servidores e estudantes. Com a aquisição desse espaço, foi possível expandir os cursos previstos, além de propiciar o espaço necessário às áreas administrativas, de ensino, pesquisa e extensão a toda a comunidade acadêmica.

Em julho de 2014, foi iniciada a obra de construção do Bloco V, que abriga salas de aula e laboratórios da área de Mecânica. O prédio possui área total de 700,57 m² e foi inaugurado em 26 de julho de 2016.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Erechim

Rua Domingos Zanella, 104 | Bairro Três Vendas | CEP: 99713-028 | Erechim/RS

E-mail: comunicacao@erechim.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@erechim.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3321-7500 | Fax: (54) 3321-7525