Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Palestras e debates fizeram parte da programação da I Semana Acadêmica e II Semana Técnica do IFRS - Campus Erechim

Riscos Ambientais 1

A tarde da última quarta-feira,09, reuniu docentes e acadêmicos do IFRS - Campus Erechim para debater sobre dois temas da atualidade: Riscos Ambientais e Segurança no trabalho e Prevenção e Combate à Dengue. As palestras iniciaram às 13h30, no SER Aurora do município. A programação faz parte da I Semana Acadêmica e II Semana Técnica do IFRS - Campus Erechim.

O tema do primeiro encontro da tarde foi abordado pela engenheira civil e engenheira de segurança no trabalho, Juliana Piltz de Lima, que inciou o debate apresentado os riscos físicos, biológicos e ergonômicos no trabalho realizado cotidianamente pelos profissionais das áreas de engenharia mecânica, de alimentos e de vestuário, e que podem trazer danos à saúde física e moral dos acadêmicos e futuros trabalhadores.

A engenheira enalteceu sobre os riscos de acidentes com máquinas, afirmando que eles ocorrem, em sua grande maioria, na indústria metalúrgica, não descartando, porém, os danos que as máquinas de processar alimentos e de costura também podem acarretar, mesmo que pareçam inofensivas. "Com tudo o que girar e cortar se deve ter cuidado redobrado", alertou Juliana.

A palestrante frisou o uso dos EPI's - Equipamentos de Proteção Individual - dos quais fazem parte as luvas, óculos, máscaras, aventais, botinas, capacetes, dentre outros. Os equipamentos previnem contra o contato físico com químicos sólidos, líquidos e gasosos que podem provocar queimaduras, ferimentos, problemas respiratórios e outros malefícios à saúde.

"O principal objetivo desta conversa é conscientizar, principalmente os alunos, a utilizarem os equipamentos de proteção individual, para não correrem riscos, além de terem um maior cuidado ao manusearem os aparelhos e materiais nas salas de aula e nos laboratórios. Também ressalto a importância do conhecimento do professor, que os alunos precisam seguir para não saírem por ai fazendo bobagem. A principal meta é evitar acidentes", ressaltou a profissional.

Para a estudante de Técnico em Alimentos, Andreice Paula Martins, de 23 anos, esse tipo de debate possibilita aos estudantes entrarem em contato com informações atualizadas sobre os temas tratados em sala de aula. "As informações possuem um aprofundamento diferente do que o abordado em aula", afirma a discente.

Juliana encerrou a discussão alertando que não adianta os estudantes e profissionais terem os EPI's à sua disposição e não fazerem uso desses materiais, que se mostram indispensáveis na segurança no trabalho. A engenheira conclui o momento com um conselho: "Prevenir é o melhor remédio".

Ao final de cada debate, foi entregue uma lembrança aos palestrantes convidados.

Galeria

Riscos Ambientais 2 Riscos Ambientais 3 Riscos Ambientais 4 Riscos Ambientais 5 Riscos Ambientais 6 Riscos Ambientais 7 Riscos Ambientais 8 Riscos Ambientais 9

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Erechim

Rua Domingos Zanella, 104 | Bairro Três Vendas | CEP: 99713-028 | Erechim/RS

E-mail: comunicacao@erechim.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@erechim.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3321-7500 | Fax: (54) 3321-7525