Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Docente do IFRS apresenta trabalho em evento de têxteis na Grécia

Raquel de Campos, da área de Moda do Campus Erechim, expôs parte de sua tese de doutorado no AUTEX 2017

Dos dias 29 a 31 de maio de 2017, a 17ª Conferência Mundial de Têxteis (AUTEX 2017) reuniu pesquisadores de 48 países em Corfu, na Grécia. Entre eles, a docente da área de Moda do Campus Erechim do IFRS, Raquel de Campos, que apresentou o trabalho Anthropometric data collection of Portuguese children using 3D digitalization equipment sobre parte de sua tese de doutorado, desenvolvida junto ao Programa Doutoral em Engenharia Têxtil da Universidade do Minho (UMinho), em Portugal. Em sua pesquisa, Raquel desenvolve um estudo antropométrico com recurso à tecnologia de digitalização corporal 3D (body scaner) voltada a crianças entre 4 e 11 anos do norte de Portugal que apresentam sobrepeso ou obesidade. Entre os objetivos, está a criação de tabelas de medidas e vestuário adequadas às necessidades antropométricas e ergonômicas das crianças, possibilitando que as indústrias do segmento infantil desenvolvam um vestuário mais confortável, que respeite as diferenças de seus corpos.

Para a docente, a realização de pesquisas fora do Brasil oportuniza o contato com tecnologias, como a de digitalização corporal 3D utilizada em seu estudo, ainda pouco exploradas no ensino e na indústria do país: "Minhas experiências profissionais como professora, designer e modelista permitiram perceber algumas limitações no ensino e nas pesquisas nas áreas de vestuário e a realidade da indústria brasileira, que ainda utilizam metodologias de modelagens defasadas, com recurso a moldes de papel e tabelas de medidas desatualizadas, que não consideram as alterações do corpo humano ao longo dos anos". Através de sua tese de doutorado com 800 crianças envolvendo tecnologia de ponta, Raquel vê o incremento não só de sua qualificação profissional, como também possibilidades de intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa interessadas na área têxtil e de vestuário.

Sobre a AUTEX

A Conferência AUTEX é um dos mais importantes eventos científicos da comunidade internacional de têxteis, com o objetivo de reunir pesquisadores, especialistas, pessoas da indústria e estudantes de todo o mundo para compartilhar seus conhecimentos através de papers, apresentações orais, pôsteres, entre outros. Na edição deste ano, foram submetidos 632 papers, realizadas 309 apresentações orais e apresentados 118 pôsteres nos três dias da conferência. Mais informações no site da AUTEX.

 

Publicado em 13 de junho de 2017, às 14h37

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Erechim

Rua Domingos Zanella, 104 | Bairro Três Vendas | CEP: 99713-028 | Erechim/RS

E-mail: comunicacao@erechim.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@erechim.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3321-7500 | Fax: (54) 3321-7525